Wednesday, April 06, 2005

Incrível!!!

Quem ainda não assistiu ao filme OS INCRÍVEIS está perdendo tempo precioso. Isso mesmo, propaganda gratuita do filme em dia do lançamento do dvd nas lojas.

Antes da praxe da caminhada vespertina pela praia, passei na locadora mais próxima e, nenhuma surpresa, lá estava o filme passando em telas múltiplas. Parei e fiquei assistindo por um tempo considerável, meu cérebro lançado num looping de prazer quase infantil só experimentado em minha história recente com minha ida ao cinema para ver o mesmo filme. A ação ocorre de um jeito natural na tela, ao contrário dos diversos filmes em "live action" em que pessoas de carne e osso atuam diante de fundos verdes a fim de que depois sejam acrescentados os efeitos visuais. Isso trunca a narrativa de um jeito que perde qualquer possibilidade de haver a tão querida suspensão de descrença que é indispensável quando se trata desse tipo de material.

Como tudo no filme é efeito especial, até mesmo o queixão quadrado de Bob Parr, até mesmo a bunda volumosa de sua excelentíssima esposa, os poderes dos personagens são só mais um no meio de tantos outros. Isso faz com que tudo flua em uníssono, mais ou menos como se fosse um trabalho solo, o trabalho de uma única mente executado por braços múltiplos.

Meu ideal, na verdade.

Criar algo em colaboração que pareça autoral. Mas não no sentido esnobe, perjorativo até, que se atribui 'a palavra em nossos tempos insossos de besteirices exageradas. Autoral no sentido de que é uma visão compartilhada tanto pelo roteirista quanto pelo desenhista. Até acho que com meus colaboradores usuais alcanço isso. Mas ainda tem aquela vontade de criar algo realmente digno de nota, algo maior que a simples hq curta, quer seja de 5, 6, 10 páginas. Quero chegar nisso, quero alcançar o objetivo sublime de ter histórias fechadas de 24 páginas desenhadas por esses profissionais em quem sei que posso confiar que não fugirão do espírito adotado originalmente na confecção do roteiro por um momento de estrelismo. Colaboração é o meu mantra.

Funcionou fodidamente bem em OS INCRÍVEIS. A diferença básica é que rolou grana. A diferença básica é que no primeiro dia nas lojas dos EUA o dvd do filme vendeu 5 milhões de cópias.

Com histórias em quadrinhos brasileiras a história seria outra.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home