Monday, June 06, 2005

Stream v .1

De agora em diante, sempre que tiver alguma vontade de escrever sem assunto específico vou adotar o "stream" como caracterizador do dito cujo. Fazia uma pseudo-coluna com esse título nos arcaicos tempos do Scriptorium chamado "Automaticon" que era meio-falácia, meio-verdade, parecido com todo o resto que aparece em forma de texto independente de língua.
Por mais que repudie e tema o modelo cartesiano da realidade admito que ele faz mais sucesso que qualquer outro. Até porque é mais fácil se enxergar e a todas as outras coisas-criaturas como partes menores de mecanismos maiores, verdadeiras engrenagenzinhas sem graça numa máquina maravilhosa que escapa 'a compreensão, o que torna desculpável a falta de esforço em tentar... issaí, nem tentar. Fato que me frustra e deixa puto, se é que as duas coisas não são sinonímias.
Daí minha atual paralisia em escrever de verdade. Preciso enxergar o texto holisticamente antes de me meter a fazê-lo e já não me satisfaço simplesmente com um fragmento, uma peça ou... sei lá. Quero ser capaz de bolar pelo menos um circuito e um circuito que faça sentido também pro leitor. Já encontrei de tudo um pouco nas minhas tentativas de contar histórias com mais de uma camada, inclusive gente que não entende a possibilidade de fazer isso e se irrita com a vontade de fazê-lo. Exemplos não faltam, mas como de costume, não é possível dizer nada além disso.
Também não importa mais, nunca importa mais. É o tipo de atividade que não dá mais pra pretender, nem mesmo pretender fazer em parceria com sei-lá-quem porque, simples, sei-lá-quem não existe, está muito ocupado com sei-lá-o-que que é decididamente mais importante e por aí vai. Poças d'água no lugar em que deveria haver intelecção. Culturas microscópicas que não pretendem tornar-se um cérebro de um quilograma.
Foda-e-meio.
Então, masturbação da mais alta octanagem pra mim. Se um dia decidir levar a cabo a intenção de escrever meu projeto holístico, integrado, vai ter que ser dependendo única e exclusivamente de minha própria munheca e das palavras que puder prender no laço.
Por outro lado, sempre que conseguir bolar um circuito, parte do sistema que dê pra ser visualizado por outrem mais capacitado que eu na lida com ícones, o farei.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home