Wednesday, June 22, 2005

SAW.

Vi "Saw" e me pergunto se não é redundante dizer isso. Como o próprio filme é mais uma das redundâncias (mais um campeão de reviravoltas, aparentemente a nova, como é que eles dizem, "fad") hollywoodianas de plantão acho que posso me desculpar, certo? É, é MESMO uma pergunta retórica.
De qualquer jeito teve seu mérito, porque me fez pensar n"o filme", quase um dos personagens principais de RECONHECIMENTO DE PADRÕES. Gibson tirou essa de uma cartola de mágico e me manteve mais interessado nos detalhes de qualquer coisa que assisto hoje em dia. Imagine um filme divulgado via www um fotograma por vez, ou um conjunto minúsculo deles, com apenas segundos de ação. Imagine que uma legião de pessoas formem um quase-culto ao redor dessa "peça de arte". Depois subverta tudo e você terá aproximadamente o que o bom e novo William fez.
Como disse, me pôs pra pensar. Sim, tanto uma coisa quanto a outra. A pensar naquela proposta de quadrinhos de uma página. Começo, meio e fim dentro do retângulo, nem mais nem menos que isso.
O que me pôs pra pensar também e que foi devidamente relido nos últimos dias foi DAVID BORING, do Dan Clowes. Em dado ponto da narrativa (uma das mais longas de Clowes) o personagem (também narrador) Boring encontra uma revistinha escrita e desenhada por seu pai. Logo a supra é reduzida a apenas alguns painéis e, 'as vezes, no meio dos dramas em que se mete, David encontra tempo pra ler dois painéis de cada vez. Sim, os painéis foram convenientemente rasgados de modo a permanecerem legíveis.
Isso me interessa. A construção do significado a partir das menores unidades possíveis do material que compõe uma história. Se fosse uma novela, provavelmente leríamos uma palavra de cada vez. Imagine só se Thomas Pynchon fizesse um negócio desses...
Voltando, quero usar todas essas experiências mais algumas outras novas que venho (re)aprendendo nos meus livros teóricos (teoria da literatura, semiótica e semiologia pra quem quiser saber) pra compor as historinhas novas. Deve sair alguma coisa antes do que pretendia. E vai ser legal montar um jigsaw de painéis conforme a história evoluir.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home