Friday, June 24, 2005

Risos, enfim.

Fazia um tempo considerável que eunão passava algumas horas diante do computador dando risadas. Foi um resgate de primeiríssima linha efetuado (pelo já citado hoje) Antonio Eder. E chegou num momento de necessidade. Quem leu o que escrevi ontem tá mais do que por dentro.
Retomando minhas elocubrações a respeito da bendita forma inesgotável dos quadrinhos e procurando cobrir aspectos que meu amigo do Paraná deixou ainda a descoberto (não, não esperem pelo mesmo bom humor) continuo pensando naquele formato de só uma página como a essência do que quer que produza de agora em diante.
"CÁPSULAS" deve ser o título do negócio, mas isso ainda pode mudar.
Ah, e antes que você pergunte, essa é a primeira vez que pretendo fazer isso: vou começar desde o começo, como manda o livro, elaborar toda a idéia e, na eventualidade de a hq ser desenhada, postá-la aqui.
A idéia é construir um mundo ficcional tijolo a tijolo. Uma página por vez até ter o suficiente pruma coletânea ou esgotar as idéias e assim por diante. Pensei num negócio bem básico pra servir de "pedra fundamental" do projeto.
A origem da idéia?
Ok. Como comentei aqui antes, recolhi todos os clássicos que serviram de inspiração pra Liga Extraordinária e os estou lendo com o máximo de atenção possível nesses tempos atribulados. Já comentei o que pude de DRÁCULA, que prendeu muito mais minha atenção na narrativa inicial de Jonathan Harker, e agora estou lendo 20 MIL LÉGUAS SUBMARINAS que é, de longe, muito melhor narrado.
A idéia que me pegou e me fez pensar nos primórdios dessa historinha que deve começar a ser narrada quase imediatamente me ocorreu devido 'a peculiar condição do narrador, Pierre Aronnax, e seus companheiros, Counseil e Ned Land, de prisioneiros com permissão de passear e conhecer o Nautilus.
A imagem inicial consiste de um sujeito saindo de casa e indo ao trabalho, conversando com seus colegas de serviço e tendo duas horas de almoço divertidas pra depois retormar o mesmo trabalho no período vespertino e, afinal, voltar pra casa. Cedo, claro. Daí ele janta, conversa com a esposa, brinca com os filhos, vê tevê... todas as atividades corriqueiras, familiares em mais de um sentido, de que temos conhecimento. Daí, na hora de deitar, a surpresa: correias e algemas surgem do nada automaticamente e prendem tanto ele como a mulher. Seringas projetam-se dos travesseiros e injetam um líquido desconhecido nos pescoços dos dois. Ambos desfalecem de imediato, engolidos por um sono sem sonhos e controlado.
Tenho que pensar no roteiro de tal forma que tudo caiba numa página só. Não preciso ser genial pra saber que esta é a idéia que eu andava procurando há tempos e com a qual ainda não tinha topado. Dá pra contar várias histórias curtas, uma página por vez, sem ser censurado e voltar 'a danadinha indefinidamente, enquanto for capaz de produzir novidades no esquema meio fc, meio fantasia. Dá até pra fazer crítica sócio-cultural, dá pra brincar com algumas idéias "malucas e belas" tão propaladas há uns anos e sair ileso no final do expediente.
Dose vai ser não apelar simplesmente pra exposição ou pro diálogo como exposição disfarçada. Mas acho que sei que consigo (sim, foi de propósito).
Textos bem postos, imagens bem colocadas, onomatopéias escolhidas 'a dedo.
Sim.
O melhor caminho é esse aí.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home