Wednesday, August 24, 2005

Algo diferente.

Decidi escrever alguma coisa que não fosse igual ao que tenho martelado aqui recentemente.
Acho que tem a ver com a revolta constante e adolescente que captei em dois textos bem diferentes dos autores mais diversos possíveis. Os que saltam, agora, na memória, são as contantes pancadas desferidas por um dos mais ferrenhos e renitentes críticos da sociedade, sr. Wolff e o bem mais modesto, mas ainda assim cheio de emoção, de uma menina de 17 anos que tem as mesmas dúvidas de nosotros que ainda somos obrigados a viver a "realidade" dia-a-dia e cheia de pus e sangue que nos é dada através dos mcm.
Meu débito é maior com Marcela, a menina, do que com Fausto, o verdadeiro vetusto da fábula. Porque saber que uma adolescente se preocupa com a situação atual me comove muito mais que saber que um homem mais velho e curtido pelas intempéries ainda se preocupa.
Tá bem.
Os dois me comovem o bastante preu querer escrever a respeito. Aliás, se não fosse assim, por que escreveria? Só pra ocupar espaço? Sempre é necessário que algo comova ou mova quem escreve na direção necessária no momento.
Tenho andado propositadamente alheado da situação escabrosa e, esquisito dizer isso, divertida que se instalou ou entalou recentemente na mídia. Por isso, procure salgar um pouco o que quer que eu diga aqui com sua própria perspectiva.
No momento presente, o âncora da tevê diz algo sobre crise política que deve ser familiar a todos. A raiz do problema são os interesses. Sei que não sou o único alheado, que há uma maioria silenciosa e imanifesta que sequer toma conhecimento superficialmente do que acontece, como eu. Sei disso por causa do trabalho secular.
A tal crise é combustível inesgotável pra críticas infinitas.
A questão continua, ainda, sendo a mesma.
Interesses.
A maioria deve achar menos interessante a notícia da crise do que o resultado do último jogo de futebol. Como, eu mesmo, acho mais interessante pensar cosmicamente e agir globalmente, fingir que o que os políticos fazem não me afeta e seguir adiante, fazendo as coisas de sempre sem maiores atribulações da alma.
Gostaria de ainda ser capaz de acreditar que uma revolução social resolveria o problema, mas acho que passei dessa fase. Revolução, sim, mas não somente social e nunca, jamais, envolvendo conflito armado.
A gente teria que voltar no tempo e muito pra alcançar a raiz danificada do problema. Teria que ampliar, e muito, a consciência de que a multidão é capaz e, acima de tudo, teria que conseguir convencer a maioria a interessar-se por problemas de ordem prática.
Nada religioso, maníaco,só aplicando racionalidade e bom-senso.
Afinal, é da maioria silenciosa os votos que fizeram dessas aberrações nossos governantes. Que modo mais eficaz de mudar o quadro que educando as massas? Tornando-as superiores ao presidente fajuto que temos?
Meu projeto de longo prazo ao entrar no trabalho secular de minha escolha era subverter o sistema por dentro. 'As vezes textos como o da Marcela mantém a esperança do projeto viva.
Agora vou dormir que já fiquei incoerente ontem, quando cmecei a escrever isto aqui.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home